Como fazer um convite para a primeira comunhão

Como fazer um convite para a primeira comunhão

A primeira eucaristia é um momento muito importante na vida de uma criança e de seus pais dentro da formação católica. É nesta ocasião que o jovem recebe pela primeira vez o quê representa o corpo e o sangue de Cristo. Por isso, personalização é a palavra-chave na hora de preparar os convites para esta cerimônia que representa a participação religiosa. Confira as dicas para não fazer feio e criar convites que são a cara da celebração:


Convite eletrônico ou impresso?

Geralmente, o convite da primeira comunhão é impresso. Isso acontece principalmente porque as pessoas mais tradicionalistas, como os avós e tios, gostam de guardá-lo como lembrança deste momento marcante. É claro que o convite impresso sempre terá espaço mas atualmente convidar as pessoas pelos meios eletrônicos é cada vez mais comum, por ser mais prático e até mesmo mais barato.

Se optar por enviar o convite virtualmente, basta apenas procurar no InviteBox para encontrar diversos modelos, para todos os gostos. Você pode escolher um e personalizá-lo a seu gosto, com suas cores e imagens favoritas. Mesmo quem não tem muita familiaridade com ferramentas eletrônicas consegue fazer um convite simples e bonito. Lembre-se sempre: em uma cerimônia como esta a simplicidade é o principal elemento.


Com foto ou sem foto?

Uma dúvida comum na hora de preparar o convite de primeira comunhão é se há necessidade ou não de colocar uma foto da criança. Para aqueles que curtem um material mais tradicional e clássico, a foto é uma boa opção para eternizar aquele momento tão importante. E, claro, servir de lembrança para todos os amigos e familiares convidados para o evento. Já os pais mais antenados com as novidades podem dispensar a imagem e optar por convites mais modernos, diferentes, com ilustrações representando a criança, por exemplo.


Passagem bíblica: como escolher

A Eucaristia é o primeiro encontro da criança com Jesus depois de passar por um processo de aprendizado dos valores éticos e morais da religião católica. Para transmitir essa ideia os convites de primeira comunhão costumam trazer mensagens que parabenizem os jovens por terem trilhado o caminho da fé e do bem e os incentivem a continuar nesta jornada.

Algumas das mensagens mais utilizadas pelos pais nos convites e lembranças são: "Que a comunhão e paz sejam abundantes no seu coração" e "O silêncio é a comunhão de uma alma consciente consigo mesma". Você pode e deve escolher as passagens que são mais significativas para você e para a criança na Bíblia. Assim conseguirá um texto que represente o que o momento significa para a família.


Dá para ser criativo?

A primeira comunhão, como se pode imaginar, é um momento tradicional, religioso, pedindo um convite mais clássico. Mas nem por isso não é permitido usar ferramentas criativas no convite.

Uma ideia interessante é envolver a criança na confecção dele. Por que não pedir ajuda na hora de escolher uma passagem bíblica para ilustrar o convite e para selecionar as imagens que vão ser utilizadas? Outra alternativa bem legal é pedir para a criança colorir os convites, conferindo personalidade ao material e tornando-o uma lembrança inesquecível para todos.


Informações importantes

Por se tratar de um evento religioso e considerado mais formal, algumas informações são muito importantes e não podem ficar de fora do convite de primeira comunhão. Além do dia, hora e local, o traje adequado para o evento também deve ser mencionado para evitar possíveis constrangimentos no dia.

Como a primeira comunhão normalmente é realizada durante o dia, o traje esporte fino é o mais indicado por não permitir exageros. Outro ponto fundamental para o conteúdo do convite é informar se haverá apenas a missa de primeira comunhão ou se a família realizará alguma recepção comemorativa depois da celebração religiosa.


Lembrancinha

O convite para a primeira comunhão é muito importante, mas se há outro item que também merece sua atenção é a lembrancinha dada para os convidados após a cerimônia. A grande maioria opta por santinhos com mensagens personalizadas gravadas, mas há também outras lembranças simpáticas, como um terço agradecendo a presença neste momento tão importante. Agora ficou fácil fazer um convite lindo para a primeira eucaristia!


Ei! Compartilhe suas ideias conosco :-)